O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo de alertar a população sobre a prática no Brasil e mundo. Desde 2015, a iniciativa é reforçada com a ampla divulgação de informações e a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.
A necessidade de atenção aos sinais de alerta relacionados ao suicídio deve ser permanente e é possível buscar ajuda e contar com a assistência adequada de forma gratuita e anônima 24 horas por dia durante toda a semana. Dentro desse contexto, uma das opções disponíveis é o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não-governamental fundada em 1962.
Um dos dados apresentados pelo Setembro Amarelo mostra que cerca de 96,8% dos casos de suicídio registrados no último ano tinham relação com transtornos mentais. Entre as doenças, a depressão ocupa o primeiro lugar.
Por isso, um dos pontos abordados pela campanha é exatamente a saúde mental. O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento. É preciso entender essas relações para compreender essa ação.