A saúde da boca está diretamente relacionada com o nosso bem-estar geral. É por meio da higienização correta e frequente que reduzimos o volume de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos presentes na boca.
Medidas de higiene ajudam a prevenir a propagação do coronavírus. Uma vez que a boca é uma das principais vias de contaminação. A sua higienização é essencial para reduzir a quantidade de vírus e possivelmente diminuir a sua disseminação.
Ao higienizar a boca corretamente e com frequência reduz as bactérias que estão na boca e previne problemas sistêmicos que elas poderiam causar. Se a pessoa negligencia esses cuidados, doenças podem evoluir para problemas mais graves, como infecções no canal do dente.
A manutenção de uma boa saúde bucal tem impacto positivo em nossa vida como um todo. Essa prática torna-se ainda mais essencial em tempos de pandemia. Sabe-se que o coronavírus infecta células nas vias aéreas e nos pulmões, sendo assim, uma das formas do vírus atingir essas células é através de fluídos do nariz e garganta. Logo, manter a boca limpa é essencial. Se a saúde bucal estiver em condições favoráveis, evita-se a proliferação de microrganismos na boca que podem circular pelo corpo.
Compartilhar itens de higiene pessoal, principalmente a escova dental, roer as unhas, mordiscar objetos ou levar a mão à boca são ações que devem ser evitadas. Visto que a boca é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à nossa saúde.