Você ronca? Saiba que esse hábito noturno pode ser mais sério do que parece e, muitas vezes, está ligado a problemas de saúde bucal, como é o caso da Apneia Obstrutiva do Sono, distúrbio caracterizado por pausas repetidas na respiração durante o sono, que podem durar de alguns segundos a minutos.
Segundo especialistas, essas interrupções ocorrem devido à obstrução das vias aéreas superiores, geralmente causada pelo relaxamento dos músculos da garganta. Entre os sintomas mais comuns desta condição, além do ronco alto e irregular e das pausas respiratórias e sensação de sufocamento durante o sono, estão a sonolência excessiva durante o dia, a dificuldade de concentração, irritabilidade, dores de cabeça matinais e secura na boca.
As causas da Apneia Obstrutiva do Sono podem variar, mas estão comumente ligadas à anatomia da boca e garganta, indo desde amígdalas e adenóides aumentadas até o queixo pequeno que podem obstruir as vias aéreas. O excesso de peso pode também contribuir para o estreitamento das vias, assim como outras condições médicas ligadas à sinusite crônica, refluxo gastroesofágico e alergias que podem agravar os sintomas.
Embora o ronco seja um incômodo para quem convive com o roncador, a Apneia Obstrutiva do Sono não tratada pode gerar consequências graves, como problemas cardiovasculares, metabólicos, dificuldades de memória e depressão. As pausas de apneia também geram descargas de adrenalina e cortisol no organismo, estimulando a frequência cardíaca. Em longo prazo, isso promove o desgaste do sistema cardiovascular, potencializando o desenvolvimento de arritmia, hipertensão resistente, infarto e AVC. Fora isso, há ainda problemas como diabetes, obesidade e risco maior de acidentes devido à sonolência diurna.
Se você sofre desta condição, saiba que o dentista pode ser o seu maior aliado, especialmente quando a causa está relacionada a problemas na boca e na garganta!
Alguns tratamentos odontológicos que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade do sono, incluem o uso de aparelhos orais que ajudarão a manter as vias aéreas abertas enquanto o paciente dorme, e os ajustes na oclusão, procedimento odontológico que corrige a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam quando a boca está fechada, de forma a promover alterações na posição da mandíbula para ajudar na abertura das vias aéreas.
O dentista poderá também realizar uma avaliação completa da boca e da garganta, para identificar as possíveis causas da Apneia do Sono e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Se você está em busca de um tratamento odontológico de qualidade ou se identifica com a condição acima descrita, a Multiclínica Caraguá Odontologia é a escolha certa. Conte com o conhecimento do Dr. Samir Khaled Issa e da sua equipe na Multiclínica Caraguá. Sua saúde bucal em boas mãos!
Equipe Odontologia da Multiclínica Caraguá:
– Dr. Samir Khaled Issa, CRO 67911 Cirurgião Dentista / Implantodontia / Reabilitação Oral / Prótese e Laminados Cerâmicos / Ortodontia e Ortopedia Facial
– Dr. Raphael Ghetti, CRO 75243 Cirurgião Dentista / Periodontista / Buco-Maxilo-Facial
– Dra. Tainá Rafaelle Monteiro de Godoy, CRO 125528 Odontologia – Clínica Geral / Endodontia
– Dra. Naiara Pires, CRO 130556 – Odontopediatra
No Comments