Av. Espírito Santo, 195 - Jd. Primavera • Caraguatatuba / SP || (12) 3882.1072 • 3883.9817

Ronco e Apneia do Sono

O objetivo desta coluna é falar de uma forma simplificada sobre um problema que ocorre em uma grande parcela da população: a Síndrome da Apneia e Hipoapneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), uma doença crônica, progressiva, incapacitante e com consequências ameaçadores sobre o potencial de vida.

Ronco e Apneia do Sono

Ronco e Apneia do Sono

Caracterizada por um colapso das vias aéreas superiores devido ao estreitamento recorrente, completo ou parcial dessas vias durante o período do sono, o paciente apresenta como sinais e sintomas da SAHOS o ronco, a interrupção da respiração de forma intermitente durante o sono, agitação ao dormir, sensação de sufocamento ao despertar, sonolência diurna excessiva, impotência sexual, cefaleia e irritabilidade. É mais frequente em homens do que mulheres, agravando-se com o passar da idade e o aumento de peso.

A hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiopulmonares, obesidade e o hipotireoidismo estão direta e indiretamente ligados à apneia obstrutiva do sono e à sua mortalidade, agravando o quadro clínico e piorando o prognóstico do paciente. Com um potencial letal, a redução da saturação de oxigênio, aliado à intensa sonolência diurna, provoca um grande número de acidentes de trânsito não constatados na maioria dos estudos populacionais.

A SAHOS pode ser diagnosticada pela história clínica através de questionários, exames físicos e imaginológicos e pela polissonografia. O tratamento é multidisciplinar, indispensável, podendo ser realizado de diversas formas, tanto conservadores como cirúrgicas, dependendo de inúmeros fatores como a gravidade da doença, as alterações anatômica da via aérea superior, idade e condições sistêmicas do paciente.

Aparelhos intrabucais podem ser utilizados em casos leves ou moderados como tratamento de primeira escolha, funcionando como reposicionadores mandibulares. Os aparelhos de CPAP (continuous positive airway pressure) e BIPAP (bilevel posivite pressure airway) são injetores de ar comprimido, com pressão aérea contínua ou seletiva, usado com máscara nasal para dormir. Altamente eficazes em curto prazo, indicados em estágios leves e moderados de apneia obstrutiva do sono. Sua baixa aceitabilidade em longo prazo é devida a sua estrutura incomoda ao sono.

Ainda existem os tratamentos cirúrgicos que podem ser: Adenoamigdalectomia, Septoplastia e Turbinectomia, mais indicadas em crianças devido ao aumento de volume das tonsilas palatinas e faríngeas, principal causa da apneia obstrutiva do sono. Há também a Cirurgia Ortognática com o intuito de corrigir as deformidades craniofaciais diagnosticadas pela cefalometria, através de avanços mandibulares, maxilares ou bimaxilares, aumenta o espaço das vias aéreas superiores (espaços nasofaríngeo e bucofaringeo). Indicado para os casos moderados e severos de apneia obstrutiva do sono, a cirurgia ortognática diminui ou zera o índice de apneia, podendo ser complementada com outras cirurgias para aumentar a perfusão das vias aéreas.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma doença crônica, incapacitante e letal, deve ser diagnosticada o mais rápido possível para melhorar o seu prognóstico. Entender a fisiopatologia e arquitetura no reconhecimento dos sinais e sintomas. No que se refere à SAHOS, o cirurgião dentista tem a possibilidade de diagnosticar precocemente, através dos sinais clínicos e do diagnóstico das deformidades craniofaciais, a possibilidade do paciente vir a ter SAHOS quando adulto ou mesmo quando criança, devendo assim encaminhar o paciente para um ortodontista, um cirurgião bucomaxilofacial ou otorrinolaringologista para realizar um diagnóstico definitivo e o tratamento multidisciplinar.

 

Por RAPHAEL GHETTI | CIRURGIÃO DENTISTA | CRO 75243

Ligue Agora
Como Chegar