Av. Espírito Santo, 195 - Jd. Primavera • Caraguatatuba / SP || (12) 3882.1072 • 3883.9817

O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares?

É uma especialidade da odontologia que estuda alguns desequilíbrios musculares e ósseos no maxilar. Ela soluciona problemas ósseos, musculares, alinhamento de dentes, funcionamento do maxilar e problemas de articulação. O tratamento realizado é indolor e pouco invasivo por se basear na utilização de aparelhos móveis que remodelam as estruturas ósseas, musculares e de articulação da face através de estímulos sensoriais, promovendo melhora na funcionalidade da arcada dentária.

O QUE ELA TRATA?

Ela pode tratar a maior parte dos distúrbios odontológicos relacionados à arcada e ao maxilar. Bruxismo, apneia do sono, dores de cabeça, dor de ouvido, dentição torta, posição errada de queixo, mordida cruzada ou aberta, lábios abertos, mau posicionamento da língua, barulho do maxilar durante a mastigação são alguns destes distúrbios. A técnica da ortopedia funcional dos maxilares consiste em tratar, inicialmente, os problemas de estrutura óssea ou muscular da região da face, para depois alinhar problemas dentários.

A utilização de aparelhos fixos pode ser necessária em algumas fases do tratamento para alcançar a excelência do resultado, mas este não é o foco principal da técnica.

COMO O TRATAMENTO FUNCIONA?

Os aparelhos móveis funcionam estimulando a estrutura óssea da boca, que se remodela de acordo com o tempo de tratamento. Através desta mudança de formato na estrutura o posicionamento dos dentes, da musculatura e das articulações vão se adaptando aos estímulos criados pelo profissional.

QUANDO PROCURAR ESTE TIPO DE TRATAMENTO?

Para qualquer tipo de tratamento odontológico a recomendação é de iniciar o acompanhamento o mais cedo possível, já que crianças e jovens ainda estão em fase de desenvolvimento da massa óssea e muscular, facilitando a ação dos aparelhos móveis e fixos utilizados.

Por este motivo, quanto mais novo for o paciente, mais rápido e melhor serão os resultados. Isto não implica que adultos não possam procurar esta técnica para solucionar seus problemas. O objetivo final é melhorar esteticamente e funcionalmente a arcada dentária, ou sintomas consequentes de alguma falha nessa região.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE O TRATAMENTO FUNCIONAL E A ORTODONTIA?

Existe diferença sim, apesar de as duas buscarem o mesmo resultado que é o de promover a saúde bucal e melhorar o posicionamento dos dentes. Enquanto a ortodontia se concentra na utilização de estímulos através da força — com o auxílio de aparelhos fixos e móveis — para remodelar as estruturas, a ortopedia funcional trabalha na estimulação de nervos sensoriais encontrados na região da boca, para promover mudanças passivas na estrutura óssea e muscular da arcada.

Dr. Samir Khaled Issa
CRO 67911
Cirurgião Dentista

Ligue Agora
Como Chegar