Todos sabem que atividade física é essencial para a saúde. Mas, conforme envelhecemos, se exercitar regularmente se torna ainda mais importante! Quando falamos em saúde, todos querem estar bem e chegar à terceira idade com tranquilidade, autoestima elevada e convívio social.
As evidências do envelhecimento, geralmente, começam a se tornar visíveis ou perceptíveis entre 40-45 a 60-64 anos de idade. Porém, essas evidências podem ser aceleradas ou não dependendo dos hábitos e da qualidade de vida da pessoa. A atividade física regular pode retardar o envelhecimento, e melhorar muito o estilo de vida.
Entre os benefícios da atividade física na terceira idade estão o aumento da massa magra, resistência muscular e diminuição da frequência cardíaca. Mas não param por aí, pois ajudam na prevenção e combate a doenças como: hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmões.
Praticar atividade física aumenta a sensação de bem-estar físico e previne lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou posturas incorretas. E sabe o que mais!? Se exercitar é uma arma poderosa contra as doenças mentais como depressão e ansiedade generalizada!
Corpo e mente saudável para aproveitar cada vez mais a vida! Mas vale ressaltar que quanto mais a idade avança mais se torna importante procurar o médico geriatra para orientações gerais. Assim, envelheceremos com mais segurança e saúde acompanhando e conhecendo nossas transformações e necessidades.
Vamos aproveitar a vida ao máximo!
Dra. Regina Clara Gambaro de Abreu
Geriatra
CRM 94341