Muitas pessoas querem colocar aparelho ortodôntico para ter os dentes alinhados e um sorriso perfeito. Porém, nem sempre a questão estética é o único motivo para ele ser usado. Quando se realiza um tratamento odontológico, a parte funcional é um fator muito importante e analisado pelos dentistas.
Por isso, existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico para serem usados nas mais diversas situações. Alguns hábitos de infância, como sucção de dedo e chupeta, podem levar a necessidade de fazer esse tratamento. Mas existem outras ocasiões em que ele é indicado, como correção de apinhamento dentário, tracionamento de dentes, mordida profunda, diastemas, cruzada anterior e posterior e quando há presença de menos elementos dentários.
1. Aparelho fixo metálico
O aparelho fixo oferece resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. A higienização merece atenção especial para evitar o desenvolvimento de gengivites e cáries. Esse aparelho exige manutenção periódica, o que pode causar certa sensibilidade para o paciente.
2. Aparelho fixo estético
Os aparelhos fixos estéticos são feitos com bráquetes transparentes, fazendo desse modelo mais favorável, já que o acessório se torna quase imperceptível, principalmente de longe. Devido a essa apresentação discreta, ele é um dos modelos mais conhecidos e muito usado pelos adultos.
3. Aparelho autoligado
O aparelho autoligado consiste em braquetes feito de metal ou cerâmica, e dispensa o uso dos elásticos para prender o fio ortodôntico , pois o braquete autoligado possui um dispositivo que prende o fio , e normalmente são de titânio.
Os fios iniciais parecem estar soltos no braquete e isso gera uma força mínima podendo ser chamado de força fisiológico e pelo baixo atrito ocorre menos desconforto e movimentação dentária mais rápida.
Uma das vantagens desse modelo é o resultado mais efetivo, tornado o tratamento mais rápido. Outro atrativo do aparelho autoligado é que existe na versão de safira e de porcelana.
4. Aparelho lingual
O modelo lingual corrige diversos problemas dentários, mas exige uma higienização mais complexa. Ele é mais recomendado para pessoas que praticam esportes de impacto, como luta e futebol, diminuindo os riscos de lesão em casos de pancada.
5. Alinhadores transparentes
Esse é o tipo de aparelho mais moderno que tem no mercado ortodôntico. Isso porque eles são confeccionados com ajuda de tecnologias específicas, sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada pacientes. Esse modelo é removível e precisa ser tirado na hora das refeições. O alinhador transparente é recomendado para casos mais simples de desalinhamento dentário e, apesar de ser mais caro, por ser muito confortável, o investimento vale a pena.
VIA:
© Copyright Odontocompany